Diferentes Tons de Ouro
porSeja bem muito bem vindo(a)!
Você ficou sabendo no outro post sobre a pureza do ouro (caso não tenha lido, clique aqui), e agora você vai descobrir como o ouro amarelo fica de outra cor.
Primeiro de tudo, descarte a ideia de pintura. Se você souber de algum lugar que pinte a peça de ‘ouro’, desista da compra.
Basicamente, você pode se deparar com 5 tonalidades de ouro, mas não significa que são comuns:
- Ouro amarelo clássico
- Ouro verde
- Ouro vermelho
- Ouro rosé
- Ouro Branco.
O que cria a tonalidade em uma peça é liga metálica que é fundido junto com o ouro.
Se chegou nesse post primeiro você pode perguntar: Mas então se mistura o outro com outros metais?
Imagem: Niessing
A resposta é sim, mas tem um motivo para isso.
O ouro puro é muito maleável e não é bom para fazer joias, então são incorporados outros metais para dar maior resistência e durabilidade, contudo as tonalidades são geradas pela proporção dos metais, logo a pureza do ouro se torna variável.
O ouro verde também conhecido como Electro é uma liga metálica entre ouro, vestígios de cobre e outros metais como a platina.
O ouro amarelo leva em sua composição o cobre e a prata, esse sendo a classe mais comum ela é encontrada na proporção de 75% de pureza.
O ouro branco é composto por outros dois metais prateados, a prata e o paládio composto por 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% paládio.
Ouro Rosé e Ouro Vermelho leva mais uma proporção maior de cobre do que é prata (16% e 9% proporcionalmente para o ouro rosa e 20% e 5% proporcionalmente para o ouro vermelho) então 75% de ouro puro para gerar uma peça de 18 quilates.
Agora que já sabe um pouco mais sobre como são compostas as ligas para dar cor e durabilidade de uma peça, você vai entender que essas proporções passadas podem mudar para menos ouro e mais dos outros metais e isso diminui a pureza da peça.
Quando menos ouro menos quilates e existe uma tabela que indica o que é considerada joia ou não.
No Brasil temos 18 e 14 quilates que são consideradas joias, abaixo disso qualquer peça é considerada semijoia.
Não obstante dessas classificações cada vez que você fecha seu olho para idealizar a peça perfeita para você ou para alguém especial, que cor lhe agrada mais? Que tal falar com um especialista no assunto?
A Valverde tem mais de 20 anos no ramo e vai te ajudar a tender tudo sobre a sua peça de desejo.
Gostou do conteúdo? Toda semana teremos artigos interessantes, então acompanhe as redes sociais pelo facebook e instagram para saber um pouco mais sobre o mundo das joias e pedras preciosas.
Até a próxima.