Dura tanto de tão duro
porSeja muito bem vindo(a) aqui na Valverde!
Hoje você vai conhecer mais sobre a querida e cobiçada entre os minerais.
ADAMA em grego significa INDESTRUTÍVEL e esse foi o nome de batismo do que conhecemos hoje como DIAMANTE.
Presente entre nós há pelo menos 2.5 bilhões de anos, esse mineral é cobiçado por praticamente todo mundo, mas será que se você pegar um diamante em estado bruto seria capaz de dizer que aquela pedra é algo de grande valor?
Sabe como é aquele dito popular: Estava debaixo do seu nariz e não viu.
Para a maioria das pessoas nem seria possível imaginar que um diamante caríssimo reside dentro de um algo que mais se parece com um caco de vidro grosso.
E apesar de ser extremamente duro, dificilmente uma pessoa pensaria em testar a pureza do carbono cristalizado tentado quebrar só para ter certeza.
Para efeitos de curiosidade somente um diamante consegue riscar outro, logo para se lapidar um diamante é necessário pó de diamante e muita fricção.
Considerando que o desgaste de um diamante gera mais pó, então é um procedimento cíclico para a lapidação com pouco ou nenhum desperdício.
Ok, mas como saber se você não jogou um diamante longe achando que era só um cristal qualquer?
A situação seria muito rara então considere que é mais provável que não fez isso.
Se encontrar um cristal em locais perto de rios ou perto de áreas de mineração, a primeira coisa é: “não se deve tirar conclusões precipitadas”, pois você pode estar olhando para um pedaço de quartzo, então é necessário experimentar.
Primeiro que o diamante bruto, depois de lavado tem uma aparência acinzentada em seu brilho, depois é possível tentar ver se o objeto é reflexivo. Os diamantes não refletem muito bem, então se colocar o minério sobre uma folha escrita e você conseguir ver o reflexo da letra, pode não ser um diamante.
É seguro dizer que você não vai andar na rua e chutar um diamante em estado bruto (não é impossível, mas improvável), pois a extração do mineral é feita, principalemnte através da minaração em locais específicos e o transporte é feito só depois das gemas separadas.
Caso encontre um cristal não tenha certeza se está segurando um quartzo ou um diamante, leve-o para um geologo que ele poderá lhe confirmar.
Agora, se estiver diante de um diamante lapidado, é importante saber que nos dias de hoje é possível “fabricar o diamante”. A Zircônia cúbica é conhecida como diamante sintético, então uma das formas para saber se está diante de um diamante de verdade é dar uma baforada na gema ou expô-la ao vapor de água.
Como o diamante não retém calor facilmente, não deve embaçar com o vapor da boca ou deve desembaçar rapidamente, condensando o vapor.
Tanto no estado bruto quanto já lapidado o diamante mantém sua dureza.
Já pensou que algo tão duro combina tanto com sentimentos tão fofos?!
E a verdade é que preferimos as que já estão prontas, melhor ainda se for presente!
Receber uma joia com diamantes representa ouvir algo como: “Que o sentimento dure como esta joia”.
Se você tem aquela pessoa especial, mostre que seu sentimento é : Adama.
Dê uma olhada nesse lindo anel de diamantes no nosso catálogo. É de suspirar!
Até a próxima.