É pedra ou é gema?
porSeja muito bem vindo(a) aqui na Valverde!
Nesse post você vai conhecer um pouco sobre geologia! Mais precisamente sobre a parte de quem é apreciador de “pedras preciosas”.
Como você deve saber, as joias são peças de alto valor por um conjunto de fatores que combinados agregam no preço final. Muitas joias, além de metais nobres, também levam minerais lapidados como diamantes, rubis, safiras, entre outros.
O curioso é que você leu e já deve ter ouvido o termo “pedra preciosa” e apesar de ser comum esse termo não é o mais ideal. Tendo em vista que esse termo era mais considerado quando se tratava apenas do que são conhecidas como “gemas cardinais” (o diamante, a esmeralda, o rubi e a safira).
Quando uma pedra não era uma das quatro principais, ela era considerada uma pedra “semi preciosa” e isso é um pouco fora de contexto, já que a preciosidade é um atributo daquilo que é muito raro ou muito difícil de se obter e por consequência acaba com alto valor.
Então o termo “gema” por sua vez é mais abrangente, pois inclui as demais preciosidades existentes no mundo.
No Brasil existem gemas como as turmalinas e berilos e dessas duas classificações de minerais são extraídas gemas lindíssimas que compõem diversas peças de joias. Joias tão famosas que são exportadas para todo o mundo.
Agora, você pode refletir da seguinte forma: uma anel com um diamante comum e translúcido (categorias entre D e F), apesar do processo de lapidação ser realmente complexo, você pode achar o mesmo design, a mesma peça praticamente em qualquer lugar do mundo, mas e um anel com um gema de água-marinha extraída aqui no Brasil, por exemplo? Será que isso não é tão ou mais precioso do que um anel com diamante da China? Obviamente depende de vários fatores, mas pode ser que sim!
O ponto que gostaria de passar para você é que a preciosidade de uma gema também tem muito a ver com o consumidor final.
Para você, o que realmente lhe trará a satisfação que busca?
Obviamente as gemas tradicionais são (e provavelmente sempre serão) as favoritas para produção de joias e as mais bem valorizadas no mundo, mas sabe o que brilha tanto quanto uma gema lapidada exposta ao sol? Os olhos de quem recebe a joia com uma gema tão bem trabalhada!
Que tal surpreender aquela pessoa preciosa na sua vida com uma linda joia do catálogo da Valverde?
Na Valverde as peças são produzidas com o mais alto padrão de minerais. Acesse aqui o catálogo de veja algumas opções das mais belas peças.
Ou aproveite e entre em contato para fazer o seu projeto exclusivo.
Até a próxima.