O que faz uma gema poder ser considerada “a mais rara do mundo”?
porOlá, seja bem vindo no BLOG da Valverde e neste post você vai aprender um pouco mais sobre o universos das pedrar raras.
Já falamos em outro post sobre a Tanzanita (link aqui) e o quão rara ela é, só que raridade é um estado de momento e em algum momento outras raridades aparecem e outras somem.
Por agora existe a gema considerada a mais rara do mundo que você pode encontrar no GUINESS BOOK, conhecida como Painita.
Essa é uma gema que só pode ser localizada na Ásia, mais precisamente em Mianmar e sua extração é, basicamente um achado, uma agulha em um palheiro.
Sabe o motivo dessa associação? Bem, a Painita foi catalogada pela primeira vez em 1950 e apenas 2 desses cristais foram encontrados e até 2005 só foram encontrados 18 minerais.
Para você ter uma base comparativa, enquanto 1 kilate de diamante custa em média uns 2.500 dólares e 1 kilate da painta, pasme, pode chegar aos 60.000 dólares.
Agora que você já sabe que é uma gema muito rara, vamos ao que realmente nos interessa: joias.
Para transformar um cristal, seja qual for, em uma gema é necessário lapidação. Até aí nenhuma novidade.
O que você também deve estar ciente é que para a lapidação existem algumas condições como a dureza da pedra e a qualidade dela, logo nem sempre é possível lapidar uma pedra e mesmo que consiga, nem sempre ficará bom.
Então, voltando à questão da raridade da painita, essa premissa é dada ao mineral de alta qualidade, com todos os elementos que a compõem e com as características esperadas.
No caso das que você possa vir a encontrar para venda na internet ou das mãos de outros, se forem reais, é muito provável que sejam de baixa qualidade e isso dificulta muito a lapidação para fazer joias.
Devido às características e composição, esse mineral apresenta muitas “fraturas” e aí para conseguir lapidar precisa ser um profissional altamente qualificado.
Para ser o mais franco possível, as questões que envolvem a painita não estão sobre sua beleza, mas na sua raridade, pois do mesmo local em que foram encontradas as primeiras amostras com alta qualidade, são extraídos rubis e esmeraldas que, convenhamos, são mais acessíveis muito lindas para ser utilizadas em joias.
Existe a chance de que mesmo que você compre uma pedra de painita, ainda sim não consiga produzir uma joia com ela, mas só o fato de possuir algo realmente raro já é magnífico.
Agora, como levantamos essa questão da raridade, você pode ter uma joia extremamente rara também. Basta entrar em contato com a Whatsapp Valverde para criar um projeto e produzir uma peça única. Talvez não seja apreciado pelo mundo, mas será por quem mais deve se importar.
Até a próxima.