Se você tem ou quer ter joias personalizadas, é bom saber disso!

Ainda não existe regulamentação específica, mas o país é incerto.
Se você tem ou quer ter joias personalizadas, é bom saber disso!

Se você tem ou quer ter joias personalizadas, é bom saber disso!

Olá, seja bem vindo aqui no Blog da VALVERDE.

Neste post você vai entender os benefícios de se ter uma joia personalizada e quais cuidados ter com joias que vão ficar na família.

Nessa semana teremos o Dia Nacional da família (08/12). Não é uma da que vemos ser celebrada, mas foi oficializada em 1963 em  Decreto de Lei nº 52.748 e por esse motivo resolvemos abordar um tema relacionado à família: As joias de Família. (leia o post anterior).

Quem se encanta por joias, seja pedindo para produzir uma joia personalizada ou seja ganhando uma peça e depois personalizando, em um momento da vida pode se pegar pensando no futuro e para quem ficarão seus pertences. 

Esse é um assunto delicado, mas precisa ser abordado, pois ao contrário das joias, nossa vida não é para sempre.

Tem pessoas que pedem para serem enterradas com suas joias ou familiares que acabam enterrando as joias junto com seu dono sabendo de seu apreço por elas. Isso era comum ser feito pelos faraós e por personalidades mundo afora, por exemplo.

O fato é que a história nos mostra que essas joias não ficam enterradas, afinal vemos essas peças em museus ou em lojas, sendo vendidas sem o devido processo (se compreende a maldade nisso). Por isso, as jóias podem ser passadas de geração em geração e criando as “joias de família”.

Acontece que é necessário definir em vida para quem cada peça será passada, se possível transferi-las enquanto se está vivo, assim a joias ficará na família.

Se for o caso de querer manter a joia consigo e só destiná-la após a morte, o recomendável é colocar em testamento como é previsto no código civil, porém o artigo 1.881 informa sobre os pertences com a ressalva de “pouco valor”. Isso é um ponto importante, pois joias de família podem ter um valor muito grande, além do valor sentimental. 

Insegurança Jurídica

No Brasil, quando uma pessoa deixa bens, estes devem ser inventariados para que seja feita a partilha entre os herdeiros e não é de agora que vemos políticos querendo retirar a herança de seu contexto, passando para o estado todos os bens deixados.

Você pode estar se perguntando como o estado vai saber quem tem joias valiosas?

Existe um projeto de lei PL 4516/2019 que busca fazer com que as pessoas sejam obrigadas a declarar obras de arte, joias e outros bens de valor. 

Pois é, agora imagina se isso passa a vigorar? A única saída será a doação, pois se não houver mais a herança, uma joia muito valiosa será arriscada a ir para o governo. 

Uma sugestão é que supondo que você compre uma joia personalizada na Valverde, e como ainda não há obrigatoriedade ou legalidade nessas propostas do governos, você ainda não terá que declarar nada.

Agora é verdade que uma joia de família, antes foi uma joia produzida para atender aos anseios de alguém, pois isso é importante compartilhar com a família a história de sua joia, é importante criar o apreço para que o valor possa transcender para o valor sentimental.

Leve seu projeto na Valverde para criar a peça perfeita e depois conte para seus familiares a história dela. 

Fale com a Valverde pelo Whatsapp e aproveite enquanto as jóias só ficarão entre a sua família!

Whatsapp Valverde

Até a próxima.

Compartilhe esta matéria

Um anel da Família Real Inglesa - Joias de Família

A História da Aliança de Noivado da Princesa Diana e sua Jornada Através das Gerações

01/08/2023

La Peregrina, a pérola mais cara da história

E essa pérola realmente tem história a ser contada

24/07/2023

Conheça o Diamente Negro de Orlov e sua lenda!

Uma joia entre muitas, mas com historia perturbadora.

17/07/2023

Se inscreva em nosso NewsLetter

Fique por dentro de todas as nossas novidades
Telefones:

(11) 9-8598-2587

(11) 9-9194-6504

Emails

r.valverde@hotmail.com.br

Horários de atendimento

De seg. à sex das 08h as 18h

De sáb e feriados das 09h as 12h

Redes Sociais:

Acompanha-nos pelas redes sociais