Toda corrente em ouro pode quebrar, então veja essa dica
porOlá, seja bem vindo ao BLOG da Valverde.
Se você já ganhou uma corrente de ouro ou uma pulseirinha sabe que os elos (cada gominho) são delicados e eventualmente podem se partir.
Uma das situações mais comuns é guardar a joia e acaba embolando dentro da caixa, então na hora de tentar desembaraçar acontecem torções nos elos e eventualmente eles quebram.
Também é bem comum acontecer acidentes no processo de limpeza das joias e um puxão um pouco mais forte pode acabar estourando o elo.
Algumas pessoas simplesmente preferem vender as joias quebradas, pois ouro é bem aceito em casas especializadas ou pessoas que trabalham com compra e venda de ouro.
Bem, apesar de tudo é uma saída, porém e quando essa corrente ou pulseira tem um sentimento inestimável? Sabe, quando foi herança, ganhou de alguém especial ou então tem um significado especial.
Você já deve saber que é possível consertar uma joia e que esse é um serviço realizado por profissionais ourives, mas se você tiver uma corrente quebrada que já mandou arrumar e não gostou do resultado, bem então a pessoa não era tão “profissional” afinal.
Uma reclamação recorrente são reparos grosseiros e acaba parecendo que a joia ganhou um pingente.
A outra reclamação e receio dos donos de joias que já foram consertadas é a coloração ou medo de utilização de material inferior, desvalorizando a peça.
Nesse sentido, o que você precisa saber é que a solda de peças em ouro precisa ser feita com uma liga de ouro em que a mistura dê a tonalidade correta da peça que você tem, então o profissional precisa seguir algumas medidas para chegar na tonalidade correta.
Usar ouro puro não é o mais comum, somente em casos mais específicos, mas também existe a questão do ponto de fusão. Isso quer dizer que a solda tem que se manter líquida e não derreter a peça junto, por isso é um trabalho muito delicado e precisa da destreza do ourives.
O reparo não termina após a solda esfriar, a peça precisará passar por um tratamento com ácido para remover impurezas e devolver o brilho.
Elos de correntes são muito delicados e só o serviço bem feito que vão dar a aparência de uma joia nova e sem grosserias nos pontos em que foram aplicadas as soldas.
Não se preocupe com a questão da liga metálica poder diminuir o valor da joia, já que a liga pode não ter a mesma pureza, pois o material usado no ponto soldado tem peso irrelevante que muitas balanças de precisão nem conseguem medir. A preocupação tem que estar no resultado final!
Mas se você quer ter a certeza de um trabalho bem feito, então você só precisa levar sua corrente ou pulseira na Valverde, pois o serviço é garantido e o material usado sempre será o mais próximo da sua joia.
Para saber mais sobre esse serviço entre em contato!
Até a próxima.