Uma história de Natal que poucos conhecem
porOlá, seja bem vindo ao blog da Valverde!
O Natal já está chegando! E você, já parou para pensar nesse título? O Natal é uma data que a grande maioria das pessoas se unem para celebrar.
É uma data bem diferente se você parar para pensar no assunto, ainda mais sabendo de algumas peculiaridades sobre a data Natalina:
Comemorado antes mesmo do nascimento de Jesus
Para quem segue o cristianismo (e até mesmo os não cristãos) a ideia de Natal está ligada ao aniversário de Jesus Cristo (além do papai Noel, claro), mas muito antes do nascimento de Jesus havia uma data aproximada do que temos hoje no dia 25 de Dezembro em que havia a celebração entre as famílias com trocas de presentes, pelo menos deste lado do globo.
O fato apresentado é que no hemisfério norte temos perto dessa data o “horário de verão” ou solstício (provavelmente não chamavam assim, mas o efeito era o mesmo), e como a luz do sol ilumina por mais tempo dentro das 24 horas, consequentemente as noites ficam mais curtas, a agricultura prosperava, logo é um bom motivo para celebrar.
Além da fartura existia a crença. O solstício, naquela época, era dedicado à uma divindade chamada Mitra - a deusa da sabedoria e portadora da luz sobre o mal.
Os historiadores afirmam que no período do solstício havia celebração por uma semana inteira, onde se trocavam presentes com muita comilança (nessa época o ouro, a prata, além das joias já eram utilizadas como presentes).
E Jesus nessa história?
Vale lembrar que para a maioria cristã o natal celebra-se o nascimento de Jesus, certo? Porém é muito controversa essa data e historiadores afirmam que o mais próximo da exatidão do aniversário de Jesus seria no primeiro trimestre do ano.
Dezembro foi cotado só no segundo século para a celebração, tendo em vista que a data estava sendo utilizada para festivais pagãos (relacionados a Mitra) e a igreja implantou essa ideia do nascimento de Jesus com base em especulações.
Na história bíblica Jesus ganhou 3 presentes e um deles era ouro dado pelo rei mago Melchior para garantir sua partida em segurança e como gesto de reconhecimento da importância de Jesus, ou seja, o ouro é considerado reserva de valor desde sempre!
Agora chegou o papai Noel!
O papai Noel é o tão aguardado portador dos presentes, não é mesmo?! Para muitos adultos e crianças, esse é o símbolo máximo do Natal.
A história é que ele é inspirado em um bispo chamado Nicolau, que ajudava os pobres e como teria vindo de família abastadas, dividiu sua herança com os mais necessitados, mas em uma ocasião, para ajudar 3 moças que não possuíam o dote para se casar por serem muito pobres, São Nicolau jogou pela janela 3 pacotes com o dinheiro para que pudessem se casar (quem sabe já não tinha as alianças dentro dos pacotes).
Você já conhecia alguma dessas histórias sobre o Natal?
Como você pode perceber, as histórias da origem do Natal é um amontoado de tradições que se misturam e todas elas possuem o ato de presentear, o símbolo da riqueza, bondade e amor!
Às vezes todos esses elementos podem ser passados através de um símbolo que eterniza um momento. Há quem goste de pingentes, outros gostam de anéis e tem as meninas que gostam dos brincos, mas são essas joias que tradicionalmente são representações natalinas para representar o sentimento.
Encontre o presente perfeito para celebrar essa data que une famílias e tradições aqui na Valverde e aproveite os descontos especiais.
Até a próxima e um Feliz Natal.