De onde vem o ouro da sua joia?
porOlá, seja bem vindo aqui na Valverde!
Se você gosta de joias como nós, você sabe que o ouro é um metal nobre que para se transformar em joia ele precisa passar por um processo de mistura de metais.
Se você gosta de joias como nós, você sabe que o ouro é um metal nobre que para se transformar em joia ele precisa passar por um processo de mistura de metais.
Se você gosta de joias como nós, você sabe que o ouro é um metal nobre que para se transformar em joia ele precisa passar por um processo de mistura de metais.
Bem, então o que tem misturado no ouro?
Suas joias podem possuir uma variedade de metais misturados e dependendo do metal e de sua concentração você terá tonalidades diferentes do metal. Leia nossa matéria sobre cores do ouro aqui!
Voltando ao assunto, as joalherias e os ourives são os especialistas em trabalhar o ouro e dar as características necessárias para fazer joias que respeitem as regras e padrões do mercado. Para tanto é necessário comprar ouro antes!
É fato que o ouro é extraído no garimpo, mas até ouro chegar nas mãos de quem irá transformá-lo em joia, o caminho é um pouco bagunçado. A lei determina que empresas sérias não podem (e não devem) comprar ouro diretamente do garimpeiro, isso porque existe um mínimo de controle governamental sobre a extração e processamento do ouro.
Além do mais, todo o minério pertence à União conforme os artigos 176 e 231 da carta magna, logo um garimpeiro precisa de autorização para extrair ouro e além de tudo, precisa vender o produto para empresas credenciadas.
Você não gostaria de saber que seu colar ou sua aliança foi produzida com ouro roubado ou ou extraído de forma ilegal.
Outro fato é que não existe forma de saber com exatidão de onde veio o ouro, mas as empresas sérias precisam comprar de quem é credenciado para vender. As DTVMs (distribuidoras de títulos e valores mobiliários) que são credenciadas pelo Banco Central podem vender ouro para lojas e ourives para a produção de joias, mas a DTVMs são responśaveis apenas por cerca de 12% do ouro comercializado no Brasil, aproximadamente 75% vem de mineradoras regulamentadas. Essa é a fronteira que se consegue saber sobre a origem do ouro.
O ouro precisa ser certificado e as joalherias devem prezar pela legalidade quando lhe oferecem uma joias acabada.
A outra origem acontece quando uma peça já produzida é trazida para a loja e com a avaliação do especialista junto do cliente é possível determinar o destino de uma peça pronta (ou seja, você até pode modificar uma peça, mas você vai ter que levar de volta).
Até mesmo quando artigos como correntes e pulseiras são enviadas para algum tipo de reparo com ouro, esse ouro utilizado tem que ter sido comprado pela joalheria seguindo toda a burocracia.
É verdade que parece uma coisa chata que só serve para encarecer o produto final, mas lá na ponta é necessário entender que sem o devido controle a natureza é quem pagará o preço (preço em ouro).
Mas todo esse percurso faz sua joia ter o valor do ouro mais todos os valores agregados (muitas vezes nem o dinheiro pode pagar).
Você sabia dessas curiosidades? Imaginava de onde vem o ouro que dá origem à suas joias?
A Valverde se preocupa muito em utilizar somente matéria prima certificada, então pode ficar tranquilo e vir até nós para escolher sua joia ou o presente ideal para alguém especial.
Até a próxima.