Designer de Joias e Ourives, saiba qual a diferença
porOlá, seja bem vindo no BLOG da Valverde e esse post é um complemento do anterior que fala sobre joias exclusivas (leia aqui).
Então o caso é o seguinte: você sabe bem que uma joia não é qualquer presente que se dê para alguém ou para si, correto?
Uma joia envolve um momento especial, sendo uma escolha que se faz trazendo diversos sentimentos, como o desejo, o amor, a alegria, orgulho, etc, e esse sentimento é trazido à tona, não só quando você vê a joia, mas quando você toca e aprecia sobre todos os ângulos possíveis.
Até esse ponto é tudo normal, mas e antes mesmo de você procurar por isso, antes de saber que quer a joia? Quem a fez e por quê existe aquela joia?
As respostas estão nos profissionais dessa área.
Quando pensar em peças feitas sob encomenda ou restaurações você tem o ourives como o profissional. É ele que conhece as técnicas para fundição, solda e dobras que produzem as joias, é na mão deles que os metais e gemas ganham as formas que você verá na peça finalizada.
Agora quando você observar os detalhes, a forma que cada parte da joia tem e detalhes que partiram de um esboço até a arte final, então você está falando do designer de joias.
O Designer também deve conhecer sobre as proporções das ligas e gemas para que o projeto seja executado conforme sua especificação. O que acontece é que o designer acabará passando o resultado esperado para o ourive e ele se encarregará da produção.
Então, em resumo: o designer projeta e desenha e o ourives realiza seguindo as instruções.
Muito bem, acontece que existe uma outra denominação chamada de Autor de Joias.
O Autor de Joias é a união das duas anteriores e é possível dizer que provavelmente esta seria a primeira denominação para quem produz joias, afinal é bem mais provável que o artesanato tenha dado origem ao conceito acadêmico de "Designer de Joias”.
Hoje são muitas técnicas aplicadas ao design de joias que permitem a criação de projetos extremamente complexos e com a ajuda da modelagem ideal o ourives consegue moldar a joia conforme o projeto.
Pense que é um serviço especializado e segmentado e isso fará mais sentido, pois mesmo que o artesão seja um Autor de Joias, o processo de criação é feito separadamente e com muito empenho, pois antes mesmo de se tornar uma joia, o projeto precisa refletir o desejo do cliente.
De um outro ângulo, o designer precisa de inspiração para criar coleções de joias que serão produzidas para ficar nas vitrines.
Ninguém pediu algo específico, mas ele precisou de inspiração para criar o design das joias e a criação é um processo demorado, que demanda tempo e dedicação, tanto quanto a própria fabricação.
Quando você for até a Valverde para solicitar a fabricação de uma joia, a primeira coisa que acontecerá é uma entrevista, para verificar seus anseios, então haverá um esboço, depois um projeto e um dos últimos passos será a confecção. São os processos de Design e Ourives.
Agora que você já sabe mais sobre esse mundo, você pode escolher uma peça pronta feita com inspiração ou solicitar uma joia exclusiva para que a sua joia tenha a sua impressão, serão 2 os processos que envolvem a joia. Qual será a escolha da vez?
Você pode acessar no catálogo da Valverde para escolher a que lhe agrada mais
Ou entrar em contato pelo whatsapp e solicitar uma criação ou customização exclusiva:
Até a próxima.